24 fevereiro 2015

TEMPEROS DO BEM

Olá meninas, tudo bem?!


Nessa minha nova fase fitness cortei o sal de muitos alimentos, um deles foi o do frango. Como tenho uma meta de eliminar 10kg em 6 meses, eliminar o sal e o açúcar é uma das tarefas mais difíceis na perda de peso. Por isso nessa fase, experimentar novos alimentos, temperos, sabores e cheiros é a dica da vez. 

Uma vez que criamos uma rotina mudamos hábitos e adquirimos um novo paladar em relação aos alimentos, por isso usar a criatividade e temperos é o diferencial na alimentação. Estou numa fase de sabores e quando vou ao Empório Santa Luzia (São Paulo) ou no mercadão, me perco nos sabores diversos temperos indianos e árabes

Como sabem os indianos utilizam os temperos como medicina ayurvédica, pois alimentam o corpo e a alma. Vou mostrar alguns desses temperos que estou amando.


Especiarias Indianas que dão sabor, aguçam o paladar e temperam a alma.


Aqui, são alguns dos temperos que utilizo direto na preparação do frango, molhos e diversos pratos. O meu favorito é o Garam Masala: é um ingrediente essencial na culinária da região de Punjab, no norte da Índia. A palavra “Masala” significa qualquer mistura de especiarias, e “Garam” significa quente
De acordo com os princípios da dieta ayurvédica, esse tempero possui propriedades termogênicas, isso é, quando consumido aquece o corpo e acelera o metabolismo, fazendo com que o organismo gaste mais energia e perca mais calorias, seu consumo cria sensação de bem-estar e felicidade.
Ingredientes: coentro, pimenta do reino, gengibre, canela, cravo, cardamomo, noz moscada, pimenta calabresa.
Os benefícios: 
  • Retardam o envelhecimento;
  • Ajudam a emagrecer ;
  • Ajudam na digestão ;
  • Ajudam o fígado: induzem maior secreção de ácidos biliares, que desempenham um papel fundamental na absorção e digestão de gorduras ;
  • Estimulam as enzimas pancreáticas: agem na atividade da pepsina, tripsina e ocasiona o aumento da lipase pancreática e amilase (digestão de amido e glicogênio);
  • Reduzem o tempo de trânsito alimentar;
  • Melhoram a palatabilidade



Canela: esta casca seca do tronco tem poderes tônicos, estimulantes e antimicrobianos. A canela exerce seus efeitos melhorando a sensibilidade dos tecidos à ação da insulina e a utilização da glicose. É termogênica, e, portanto, deve ser consumida com moderação por quem tem pressão alta e jamais por grávidas.
Cardamomo: além de refrescante bucal, esta semente usada em doces e salgados exerce efeito calmante no aparelho digestivo, usada no tratamento de náuseas, enjoo e gastrite. É diurética, laxante e expectorante (previne a formação e auxilia na excreção de muco das vias aéreas).
Coentro: a semente, tostada e moída, é a parte utilizada pelos indianos. É um poderoso antioxidante, além de auxiliar no combate às flatulências.
Cravo: tem efeito antisséptico e anestésico (pode até causar dormência na boca se consumido sozinho). Rico em vitamina A e C, cálcio, magnésio, sódio, fibras e potássio. Na medicina popular, é utilizado como estimulante sexual.
Gengibre: seus óleos essenciais tem propriedades que combate a enjoo e náuseas. Fortalece o sistema imunológico, tem ação anti-inflamatória, estimula a circulação do sangue e aumenta a temperatura corporal, auxiliando na perda de peso.
Páprica: rica em betacaroteno, substância funcional antioxidante. Com ação anti-inflamatória e digestiva, este pó alaranjado preparado a partir do fruto de pimenteiras.
Pimenta vermelha (ou pimenta-caiena):  É um agente de benefícios à saúde, que possui propriedades anticoagulantes a diuréticas e efeitos bactericidas. Ajuda na desobstrução de vasos sanguíneos e alivia dores de cabeça. 

E ai, gostaram? que tal criar receitas que beneficiam a sua saúde. Essa é minha receita de filé de frango ao Garam Massala.



Tem um site onde vocês poderão encontrar vários temperos, pimentas, geleias e várias especiarias. Eu super indico.
https://bombayherbsspices.com.br